top of page
Buscar

Porque Utilizar o SIPOC em Projetos de Redução de Custos

  • RioConsulting Group
  • 28 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de ago. de 2022



Com o propósito em tornar um processo transparente é desenvolver uma compreensão compartilhada do mesmo, ou seja, onde ele começa e onde termina, o que está entrando, o que está saindo, e o que acontece com o trabalho intermediário (material em processo ou WIP). Uma maneira simples de capturar essas informações básicas é por meio de um diagrama SIPOC.


O que é o Diagrama de SIPOC


Um diagrama SIPOC é uma representação gráfica que captura os componentes básicos de um processo como fornecedores, inputs, processos principais, outputs, clientes e requisitos, como mostra a figura abaixo:




Como Utilizar o SIPOC em Projetos de Redução de Custos


Um gráfico SIPOC é usado no início de um projeto para criar um entendimento compartilhado dos limites do processo a serem estudados. Todos os envolvidos no projeto - patrocinador, líderes, membros da equipe, outras partes interessadas - terão a mesma definição dos pontos inicial e final. Justifica-se o seu uso, pois o gráfico SIPOC define o que a equipe precisa investigar em termos de fornecedores, entradas e o processo para conduzir reduções de custos sustentáveis.


Se você ainda não identificou os clientes e suas necessidades, um diagrama SIPOC ajudará a identificar a (s) saída (s) do processo e os clientes dessa saída que você deve considerar ao tomar decisões sobre o que mudar e não mudar em um processo, produto ou serviço.


Como Criar um Diagrama de SIPOC segue as etapas básicas para qualquer projeto:


1. Comece identificando os pontos inicial e final do processo. Certifique-se de que todos os envolvidos no projeto (patrocinador, líder, membros da equipe, partes interessadas) concordem com esses pontos.


2. Identifique as etapas de alto nível que identificam o escopo completo do trabalho que você incluirá.


3. Identifique os principais insumos e os fornecedores desses insumos. As entradas podem ser matérias-primas, instruções, documentos ou relatórios, informações etc.


4. Identifique as saídas do processo e os principais clientes (usuários/ compradores/reguladores) dessa saída. Faça pesquisas para identificar o que é importante para esses clientes. Identifique como você mede os resultados e, por sua vez, os requisitos do cliente (quantifique esses requisitos, por exemplo: nível de satisfação do cliente de 90%).


Para um projeto de redução de custos, existem algumas considerações especiais:


  • Comece com o entendimento das necessidades e requisitos do cliente, que é a chave para tomar decisões de redução de custos;


  • Ao identificar requisitos importantes para o processo, inclua os requisitos do cliente (recursos, níveis de qualidade) e os requisitos do negócio (qualidade do produto, agilidade no atendimento, maior rendimento, entrega rápida, custo reduzido, etc).


  • As expectativas dos clientes podem ser divididas em três categorias: CTQs do cliente (crítico para a qualidade), CTDs (crítico para entrega) e CTCs (crítico para o custo).


Com o uso do SIPOC damos o ponto de partida no entendimento dos requisitos do cliente e direcionamos as ações corretas de um projeto de redução de custos. Essa ferramenta já é solicitada em alguns clientes da Rio Consulting como um requisito de mapeamento dos seus processos.



 
 
 

Comments


O QUE FAZEMOS?  
 

A Rio Consulting Group é uma empresa especializada em consultoria empresarial, garantindo atingir seus objetivos específicos, obtendo resultados relevantes, mensuráveis e no tempo adequado. Ajudamos na adequação dos seus processos às melhores práticas do mercado, mapeando, avaliando e modelando para um novo ambiente de negócios.

CONTATO: + 55 (21) 99308-1525 | info@rioconsulting.com.br 

Acompanhe nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Rua Eurico Mello 100 - Barra da Tijuca|Rio de Janeiro - RJ

© Rio Consulting Group, 2000 - 2025| Política de privacidade

bottom of page