O Torna o Lean Six Sigma Diferente?
- Aluisio Monteiro
- 31 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2022

A maioria das organizações procura identificar e eliminar obstruções no seu fluxo de processos de negócios, e uma grande parte não sabe por onde começar, mas duas ações distinguem as distinguem:
O primeiro, as organizações enxutas aumentam bastante o número de pessoas envolvidas no esforço de melhoria. Enquanto a maioria das empresas designa uma equipe profissional para diagnosticar e resolver problemas, nas organizações enxutas todos participam e realizam melhorias (kaizens). Pessoas de todos os níveis são treinadas (White Belts e Yellow Belts) em análise e técnicas de solução de problemas e com algum nível de responsabilidade para gerar soluções de melhoria e implementá-las. O nível geral de responsabilidade dos trabalhadores em todos os setores da empresa para tomar e executar decisões é muito maior nas empresas enxutas do que nas demais empresas.
Uma segunda diferença está nas práticas empregadas para identificar e priorizar problemas. Nas empresas enxutas, isso começa com o estabelecimento de metas difíceis e, em seguida, a busca de gargalos para o cumprimento desses objetivos. A cada gargalo resolvido as soluções são identificadas e incorporadas ao sistema de produção por meio de novos procedimentos e padrões de trabalho, para que não ocorram novamente. Reduzindo inventário.
Por que é Diferente?
O Lean Six Sigma é a metodologia de gestão da produção que potencializa a contribuição real de todos os colaboradores de uma empresa através de boas práticas de gestão da produção como:
Redução do tamanho dos lotes;
Redução de tempos de setups;
Padronização de processos;
Outras técnicas podem ser utilizadas nas fábricas de todo o Brasil como:
Layout enxuto;
5S;
Mapa da cadeia de valor (VSM);
Kanban,
Gera resultados expressivos e duradouros. Isso o torna diferente das demais metodologias!
Comments