O que é Reestruturação Organizacional e como ela pode ajudar a sua Empresa?
- Aluisio Monteiro
- 19 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2024

A reestruturação organizacional é a reorganização da estrutura organizacional para atender um novo cenário, uma nova estratégia ou um processo de fusão ou aquisição. A reestruturação leva em consideração não somente as pessoas, mas também os processos, tecnologia e cultura para melhor trazer resultados para a empresa.
Porque Reestruturar a Empresa
As estruturas organizacionais das empresas do mesmo segmento podem diferir de acordo com a estratégia traçada para cada empresa. Os motivos que levam as empresas a se reestruturarem vão desde aumentar o foco no produto, avaliar as regiões de atuação ou otimizar os processos. Mesmo assim, as empresas precisam ajustar suas estruturas organizacionais de acordo com as competências que seus executivos e gestores possuem para alcançar os resultados esperados.
A definição da necessidade de diferentes níveis de tomada de decisão ajuda a tornar o processo de tomada de decisão mais ágil e eficaz, no entanto deve-se atentar para não burocratizar a empresa.
Uma vez que os processos das empresas são definidos pode-se então mensurar o tempo gasto para executar as atividades chave e eliminar desperdícios a fim de criar estruturas mais enxutas.
Alterar a estrutura organizacional de uma empresa requer apoio da alta liderança para mudar os “hábitos” da empresa e criar oportunidade para novos talentos.
Os Benefícios da Reestruturação Organizacional
Baseado em pesquisas, constatações e experiências bem-sucedidas os principais benefícios da iniciativa de reestruturação empresarial são:
· Reestruturações estratégicas
· Aprimoramento da comunicação
· Perspectiva de perpetuação e de crescimento
· Dívidas renegociadas
Como a Reestruturação pode ajudar a sua Empresa?
As empresas podem e devem ter iniciativas de reestruturação frente as dificuldades que enfrentam e a partir daí se beneficiarem através de:
· REDESENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: com o tempo e as fases na qual a empresa passa é necessário a reestruturação de seu organograma em termos de divisão de tarefas, hierarquia, novas formas de trabalho (presencial, remoto ou híbrido), novas tecnologias, etc. Tal ação fundamental para a empresa operar e atender novos desafios.
· ALINHAMENTO DE PESSOAS E PROCESSOS: novos produtos, e clientes, quase sempre exigem novos processos de negócios para atendê-los. Como os processos serão realizados por pessoas, cabe o alinhamento com os novos processos na forma de comunicação, treinamento e ajustes. Tal ação muitas vezes é negligenciada e gera descontentamento, perda de tempo, esforço e dinheiro.
· ANÁLISE DA COMPLEXIDADE DAS FUNÇÕES: dependendo do modelo de negócio da empresa, certas funções (comercial, marketing, produção, suprimentos, operações, finanças, logística, etc) possuem níveis de complexidade diferentes e até desafiadores. A análise adequada de tais funções e complexidade é necessária para balanceamento de atividades, eliminação de gargalos, remuneração (fixa e variável) de colaboradores.
· SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE GERENTES E EXECUTIVOS: por fim, caso haja necessidade de buscar um profissional que atenda os requisitos para preencher um novo cargo e função, é fundamental para completar a reestruturação organizacional, visto que novas funções podem ser criadas ou movimentadas, além do apoio e acompanhamento da adaptação e desempenho de tal profissional.
A figura 1 mostra a as principais iniciativas de Reestruturação Organizacional.

Figura 1 - Iniciativas de Reestruturação Organizacional
#estrategiaempresarial #empresas #organizacao #reestruturacao #bechmarking #boaspraticas #gestaodeprocessos #processosgerenciais #processos #empresasfamiliares #projetos #produção #leanmanufacturing #leansixsigma #custos #sipoc #contratacao #organograma
Comments